
O Que beleza de camisa! dessa semana aproveita o Dia Mundial do Rock (quarta, 13/07) para apresentar uma das mais bizarras camisas de futebol de todos os tempos: a do Brasiliense, de Brasília, em homenagem ao rock’n’roll. A idéia surgiu no clube para aproveitar a referência que Brasília criou em torno de si, de ser a capital nacional do rock (há controvérsias…), celeiro de bandas como Legião Urbana e Plebe Rude. Vá lá, eles até tiveram atitude rock por um bom tempo e é o que vale. O ponto é que a camisa tem cor jeans e várias caveiras espalhadas, “falando” mensagens como “Ense! Ense! Campeão!”. Tosqueira no volume e visual máximo, só atenuada pela estonteante beleza da minha colega de Jogo Aberto Paraná, Carol Boa de Bola (clique para seguir no Twitter).
Que beleza de camisa!
Quem é? Clube do segundo escalão brasileiro, fundado em 01/08/2000.
Já ganhou o que? Campeão Brasileiro da Série C em 2002 e da Série B em 2007; 7x campeão distrital.
Grande ídolo: Iranildo, jogador que vestiu a camisa do clube em seis títulos do clube, com passagens por Flamengo e Botafogo.
Apelido: Jacaré
Como anda? É o atual campeão candango (de Brasília), mas disputará a Série C nacional, depois de ter sido rebaixado no ano passado. Vai estrear contra o Madureira-RJ.
Curiosidades: Atingiu o ápice (até então) com o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2002, quando chegou a decisão com o poderoso Corinthians e se viu prejudicado nos dois jogos pelo juiz Carlos Eugênio Simon, em especial no primeiro, cujos lances estão aqui:
O Brasiliense e o futebol paranaense: O Brasiliense já enfrentou equipes paranaenses em várias ocasiões. Repassarei apenas os confrontos contra os clubes de Curitiba, em rápidos números*, por ordem alfabética:
vs. Atlético – 2j – 1v – 0e – 1d – 5gp – 2gc
vs. Coritiba – 8j – 4v – 2e – 2d – 9gp – 10gc
vs. Paraná -8j – 4v – 0e – 4d – 10gp – 11gc
*Números com a leitura paranaense em relação a vitórias e gols pró.