O valor de Ricardinho

Assista o vídeo abaixo.

André Vinícius é um dos primeiros reforços do Paraná para a temporada 2012. Sejamos sinceros: mesmo na base do Corinthians, onde teria poucas chances nos próximos anos até que chegasse ao nível de ser titular, estaria numa posição mais confortável que no atual momento do Tricolor. Sem hipocrisia, é público que o calendário do clube para 2012 é terrível, deficitário. Também é notório que o Paraná está com salários atrasados junto a vários funcionários. São os funcionários que fazem a manutenção do clube, dos vestiários, alojamentos, etc., sem contar o clube social – mas essa é outra história.

Portanto, topar jogar no Paraná hoje é negócio de alto risco. É se expor a enfrentar o Cincão EC numa tarde de quarta, entrar num ônibus e correr pro aeroporto para jogar contra o Ceará na noite de sexta – e sem saber se irá receber no fim do mês. Batalha perdida? Negativo.

O ideograma ao lado significa “crise” para os chineses. Mas é o mesmo que significa oportunidade (recomendo ler esse artigo). Talvez poucos jogadores se interessem em vestir a camisa do Paraná Clube atualmente, mas com a presença de Ricardinho no projeto, a coisa muda. É só ver no vídeo:  “Quando me falaram do Ricardinho aqui, já pesou”, disse André Vinícius. Outros mais virão, seguindo essa mesma linha. Ricardinho acrescenta esperança e um ótimo cartão de visitas ao projeto paranista.

O caminho é longo, sem dúvida. Não se sabe a capacidade do ex-meia como técnico, por exemplo. E o fato de alguns meninos da base do Corinthians estarem chegando à Vila Capanema não é garantia de sucesso. Mas no momento não há muito o que se fazer de diferente. Ao menos Ricardinho tem identificação com o clube, e, ao contrário de negócios anteriores, passa a impressão de que quer ajudar com esse projeto – mesmo que seja também interesse pessoal se lançar como técnico. É só olhar para a própria base do Paraná, escanteada desde que, sem dinheiro para alimentar os atletas, o clube trocou percentuais de jogadores por comida. Ao menos evitou-se a tragédia que se viu no Vasco.

Dito isso, chamo a atenção para uma coisa, diretamente ligada a gestão de futebol no Paraná daqui para frente. É mais importante contar com Ricardinho no clube do que cobrá-lo tão já por resultados. No futebol tudo é possível, mas a reconstrução do clube passa até pela compreensão de resultados ruins no início do trabalho. Mesmo que seja uma derrota para o Cincão.

13 comentários sobre “O valor de Ricardinho

  1. Não sou torcedor do PR Clube. Pelo contrário, sou e sempre fui contra a fusão do Pinheiros com o Colorado. Eu e todos os associados na época fomos contra a fusão. Mas prevaleceu a ganância e a política da “mão no pote” e fizeram a tal fusão. O que acontece hoje no PR Clube era totalmente previsto.

    FUTEBOL – um time medíocre que no início, talvez apoiado no fator novidade, ganhou alguns campeonatos estaduais. Porém, há muitos anos não ganha nada e piora a cada dia. Até aí, por mim, ótimo… quanto antes eu ver o nome PR Clube ser banido, melhor.

    CLUBE – Aqui esta a minha TOTAL REVOLTA. Eu, como outros tantos sócios descontentes, passamos mais de trinta anos dentro do Esporte Clube Pinheiros. Temos uma história de vida liga ao clube. Assim como eu, a maioria dos sócios na ocasião da fusão, já tinha um time de futebol. No meu caso o COXA. Mas muitos torciam pelo pinheiros, que mesmo sem muita expressão no futebol, era um time digno. O EPC jamais deixaria famílias de funcionários desamparadas e com fome para contratar jogadores ou treinadores estrelas. Que aliás, não vão servir pra nada. O time não vai sair dessa M que turma do “mão no pote” colocou.

    Agora vemos um time moral e financeiramente falido e um clube que NÃO CHEGA ao fim do ano. Funcionários fazendo greve. Fechando as piscinas na cara dos associados em pelo verão. Associados estes que ainda insistem em pagar a mensalidade em dia.

    As sedes do Boqueirão, Tarumã e Quatro Barras já foram interditadas. A única opção aos associados é a sede da Avenida Kennedy que está completamente abandonada. Quando os sócios conseguem entrar, encontram banheiros e vestiários sujos e fedidos. Fiz questão de contar, haviam 24 cadeiras de sol disponíveis na piscina e um bando de sócios se estranhando disputando quase a tapa. Lanchonetes que mais aprecem botequins de rodoviária de beira de estrada. Enfim, uam vergonha maior do que a POLÍTICA!!

    O que mais me intriga é a postura do atual vice-presidente, o CASINHA. Eu penso na tristeza que terei quando for contar essa história aos meus netos. Mas será que o CASINHA terá orgulho de dizer aos netos dele. “olha meu netinho, esse paraná clube que tão falando aí na tv, é o lugar onde eu trabalhei a minha vida inteira, até ver de braços cruzados ele FALIR!!!

    Com vergonha

    Robson Paduan
    Jornalista e sócio do clube social PR Clube
    Sem vergonha de me identificar e falar a verdade……

    Curtir

    1. E por quê o Sr. Robson Paduan não usa o clube do seu maravilhosa CÔCÔRITIBA ??? Faça um favor, já que o clube está tão abandonado, cancele o seu sócio no PRC, pois você não é bem vindo nesse clube !!!

      Curtir

  2. Quem escreveu esse artigo? Não ajudou em nada!!! O foco do título era um e a matéria parece que só quer falar de crise.
    Ficar quieto as vezes ajuda.

    Curtir

    1. João, bem vindo!

      O post é do blogueiro. O foco do título é o mesmo da matéria: paciência com Ricardinho.

      Abraços!

      Curtir

  3. Concordo com o João…o título da matéria nos faz pensar que vamos ler apenas sobre a importância do Ricardinho no Paraná Clube, e a matéria já desvirtua falando de salários atrasados…não há coerência! Pior que isso é ler o post do Sr. Robson…faço minhas as palavras do Saulo: “Faça um favor, já que o clube está tão abandonado, cancele o seu sócio no PRC, pois você não é bem vindo nesse clube !!!”

    Curtir

  4. Engraçado.. tem alguem aí dando uma de Pinóquio.
    Não existe nenhum ROBSON PADUAN no quadro associativo do PARANÁ CLUBE
    nem como titular nem como dependente.

    Será que o tiro saiu pela culatra ? Será que o tal Jornalista que diz não temer se identificar deu um tiro no próprio pé o omitiu fontes ??

    Curtir

  5. Primeiramente quero dizer que Robson Paduan é meu nome usado como profissional (jornalista). Meu nome de batismo é Robson Michael da Silva. Sou sócio sim, desde que nasci. Primeiramente como dependente do meu pai (Argemiro Rodrigues da Silva). Provavelmente, alguns de vocês que estão criticando meu post, nem nascidos eram na época em que o clube tinha a única equipe de acrobacias em trampolim do Brasil, chamada Acqualoucos, da qual eu (também conhecido como Cazuza) fiz parte por 20 anos. Não precisa pesquisar no quadro associativo, basta perguntar àqueles que frequentaram o saudoso Pinheiros na década de 1990.

    Ainda assim, peço desculpas aos torcedores do TIME Pr Clube. Minha intenção não foi ofendê-los. Vocês, como eu, são vítimas de um grupo de dirigentes mau caráter. Não tenho nada contra o time pr clube, nem contra o atlético ou contra qq outro. Como disse, sou sim torcedor do Coxa, mas um torcedor civilizado, que não briga com ninguém por causa de futebol, ofende e sequer discute futebol. Aliás, acho que o futebol só tem dado péssimos exemplos a sociedade brasileira. Desmandos, politicagem, roubalheira, jogadores bêbados com travestis, drogas, prostitutas, traficantes, cometendo crimes de trânsito, comprando automóveis roubados ou contrabandeados…

    Enfim, reforço meu pedido desculpas aos torcedores que se sentiram ofendidos. A minha intenção é apenas provocar o pouco de decência (se é que ela existe) da diretoria do Clube para que não deixe toda uma história ser lembrada como FALÊNCIA. E vamos e venhamos, o time está tão mal quanto o clube. E no fim, tanto eu quanto vocês vão sentar entristecidos em frente a fotos e vídeos pensando: “eu deveria ter lutado pelo time /clube ao invés de criticar quem tentou fazer algo”.

    ps.: os funcionários seguem sem receber seus salários

    Um bom carnaval a todos…

    Curtir

    1. Sr. Robson Paduan.
      Como vc mesmo falou que as sedes do Paraná Clube estão abandonadas, banheiros imundos entre outros.. Pq vc não cancela o título do querido Paraná Clube e vá tomar banho de piscina no do seu clube, caso seu clube não tenha piscina, monte uma no quintal de sua casa. Assim vc não fica falando M. e alias, tem um monte de clubes pela cidade escolha um e vá ser infeliz em outro lugar.
      Lembrando que vc não é bem vindo ao querido Paraná Clube.

      Curtir

      1. Sou bem vindo sim Eduardo. E não vou desistir. Infelizmente, a maioria dos brasileiros fazem isso que vc sugere: desistem frente aos problemas da rua, do bairro, do clube, do condomínio, da cidade e do país.

        Aliás, tanto não vou desistir, como acabo de receber uma ligação de um vice-presidente do PR Clube que, ao contrário de vocês, entendeu a minha insatisfação e vontade de voltar a ver o clube em alta, reconheceu as falhas e me chamou a ajudar e assim o farei. Isso prova que a inteligência e a vontade de mudar é sempre muito bem vinda.

        Obrigado e abraço.

        Curtir

  6. Sr. Robson Paduan

    Em nenhum momento falei para vc desistir do Paraná Clube. Como vc mesmo falou que o Paraná Clube não chega ao fim do ano, que QUANTO ANTES EU VER O NOME PR CLUBE SER BANIDO, MELHOR, sendo que Clube e Futebol são a mesma instituição. Com a sua inteligência e reclamando tanto do Paraná Clube no lugar de fazer algo por ele, pq não vá escolher um “clube” melhor para ser sócio. Talvez o seu clube côcôritiba como o Saulo falou possa lhe ajudar.

    Sem mais.

    Curtir

  7. Eduardo, se ler bem meu segundo post verá que já reconheci meu exagero quanto a esta citação. Já disse que nada tenho contra a torcida do seu time e sim contra a má administração ao longo dos anos desde a fusão, e que deixei de gostar de futebol por esse e outros tantos motivos. Isto prova é que em nenhum momento fiz “piadinha” com o nome do seu time do coração, ao contrário do que fez com o time que, por enquanto, apenas simpatizo.

    Ps.: esta discussão esta meramente circundada pelo culto e paixão ao time. Como não tenho o menor interesse em futebol e nesse nível não se chegará a lugar algum, e ainda, já evoluí no meu interesse democrático em recuperar o pr clube social, encerro aqui a minha participação com a devida licença de quem quer que seja.

    Obrigado.

    Curtir

    1. Sr. Robson Paduan, Robson Michael da Silva, “Cazuza”, Amanda ou qualquer outro nome / apelido que você utilize em outras profissões que exerça, envio essa resposta apenas para deixar algumas coisas claras à você:

      1. Após ler e não gostar nenhum pouco das suas palavras contra o meu amado PARANÁ CLUBE, entrei em contato com 2 vices-presidentes por email, para informá-los sobre o assunto em questão, analisar a sua conduta e também para que analisássemos suas críticas em busca de melhorias para o clube, e por sorte (sua), ambos afirmaram conhecer você;

      2. FUI EU que pedi para que esse vice-presidente entrasse em contato contigo, pedindo para você que “baixasse a bola” e evitasse falar novamente sobre assuntos do nosso clube (nosso, dos paranistas, não seu ou de outros torcedores de outros clubes) e também para que agendassem uma conversa contigo sobre isso, do qual fiz questão de dizer que não participarei;

      3. Você está certo em dizer que o clube enfrenta diversos problemas, principalmente financeiros, por isso, todo dinheiro é bem vindo, inclusive o seu e demais outros torcedores de outros times, porém, após o momento em que você venha a público falar mal do nosso clube ou do nosso time, que para nós trata-se do mesmo assunto, passa a não ser bem-vindo nele, liberdade essa, que nenhum diretor ou funcionário poderá te dizer, mas eu como torcedor, sim!

      Atenciosamente, Saulo Morais Tosta – Sócio Olímpico e PARANISTA COM ORGULHO!

      Curtir

  8. Posso não concordar com a sua opinião, mas vou defender até a morte o seu direito de expressá-la (Voltaire)

    Curtir

Opine!